quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Filmes que podemos abordar nas aulas de Ciências e Biologia

        Bom dia Professores-Biólogos! Hoje deixo para vocês um grande acervo de filmes que podemos trabalhar em sala de aula, com assuntos dos mais diversos , que com certeza irão deixar seus alunos curiosos e com mais vontade de aprender Ciências ! Essas indicações são mais um recurso de trabalho que pode gerar atividades relacionadas à nossa Disciplina.

    Para começar, temos Vida de Inseto (A Bug’s Life),de 1998 : Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha. Com esse filme, podemos trabalhar temas como Sociedade, Predatismo e Morfologia dos Artrópodes .O melhor de tudo, é que o Portal Dia-a-Dia da educação disponibiliza  para download as partes que tratam desses assuntos, e ainda os arquivos já vêm convertidos. Para baixar faça o download no Portal (se você não souber como, veja nosso Tutorial). Seguem os links : Sociedade , Predatismo , Artrópodes .



          Um ótimo filme para trabalhar sobre dinossauros, evolução, clonagem, genética, ética animal , e morfologia vegetal  é o Jurassic Park : Parque dos Dinossauros (1993): Um parque construído por um milionário tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

        Osmose Jones é um longa de 2001,produzido com uma mescla de partes filmadas e outras em animação. Conta a história de Frank, zelador de um zoológico e  pai viúvo com sérios problemas de higiene e autoestima. Ao comer um ovo caído no chão, ele ingere muitas bactérias, além disso um vírus letal chamado Thrax, que pretende matá-lo em poucas horas. Enquanto Frank desenvolve a doença, dentro do seu organismo (mostrado como uma cidade em animações, com seus habitantes) um policial (um glóbulo branco) chamado Osmose Jones e seu parceiro Drix (uma cápsula antigripal) procuram combatê-lo. Esse filme incentiva a higiene pessoal, e mostra o funcionamento do corpo humano, principalmente o sistema digestório e o sistema imunológico, de forma lúdica.
            

           Olha quem está falando ! É um filme de 1989, que todos que tem mais de 18 anos já viram. Neste longa, podemos abordar vários assuntos interessantes, como gravidez, fecundação,  e parto (temáticas de Embriologia) . Só pelo ato de abertura do filme já podemos ter noção do quão produtivo ele poderá ser nas aulas de ciências :


            O filme "Epidemia", de 1995 conta a história de um coronel-médico do exército americano, chefe de um departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença. O contágio, porém, se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso .Temáticas como Imunização, Hospedeiro, Vírus, Tráfico Biológico e Identificação de Vírus. Para baixar as partes faça o download no Portal, seguem os links:



           Os Animais Também São Seres Humanos , é um documentário de 1974 ,alegre e revelador, fala sobre os hábitos dos animais descobertos em quase 200 mil quilômetros de territórios selvagens na África. É muito interessante para se debater o comportamento dos animais e a diversidade de espécies .
Um trechinho onde mostra o que acontece quando os animais degustam a Marula fermentada: 


             AVATAR, esse é um filme maravilhoso para qualquer idade, e principalmente para nós biólogos.  No futuro, Jake é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanoide Na'vi, com sua própria língua e cultura. O que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra. As temáticas possíveis para aplicar em sala são muitas, como por exemplo :Devastação, Ciclo Vital , Predatismo , Conexões Nervosas , DNA, transgênicos , Evolução , Pesquisa Científica , entre outros.

Partes para download no Portal Dia-a-dia: Devastação ,Ciclo vital ,Predatismo ,A conexão ,A preparação .

        Ensaio Sobre A Cegueira : Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico , que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. Esse filme trata de vários assuntos delicados envolvendo o Comportamento Humano.


        Para fechar este artigo, indico um filme que faz parte de uma série, chama-se Resident Evil 3 : A Extinção . Conta a história de sobreviventes de um incidente global, a contaminação pelo vírus T.  Esse vírus transformou a maior parte da humanidade em Zumbis, e agora os poucos humanos não infectados precisam sobreviver a qualquer custo. Os pontos altos do filme que podemos usar são:  Pandemia , Vírus , Contaminação,  Lei da Sobrevivência , Resistência , Clonagem , Genética e Ameaça Biológica.


3 comentários:

  1. Muito bom, as indicações dos filmes foram de grande ajuda, ja tinha ouvido Muuuitooo falar do Avatar mais nunca me interessei, após as dicas lidas acima bateu curiosidade... borah assisti =D

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Mas não basta assistir, lembre-se de sempre ligar o que assiste com o que a professora fala em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE EU GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO DE FILME MESMO SEM SER VIDEOS AULAS PARA SALA DE AULA PARA EJA, PARA 7° ANOQUE FALA DE VIDA E 9° ANO QUE TEM ALGUMA COISA DE QUIMICA DESDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir